PATh logo

PATh Press Article Sistemas aquosos termoreversveis para fabrico de biofrmacos

11 February 2016
 A ciencia e a inovao na Antena 1 num programa da Universidade de Aveiro.

PATh Press Article Investigadores extraem compostos com propriedades bioativas a partir de folhas de oliveira

19 December 2015

PATh Press Article Extrair das macroalgas compostos com atividade antioxidante

21 February 2015
 A ciencia e a inovao na Antena 1 num programa da Universidade de Aveiro.

PATh Press Article Cientistas usam microorganismos para aumentar produo de petrleo

15 June 2013
 A ciencia e a inovao na Antena 1 num programa da Universidade de Aveiro.

PATh Press Article Bolsa milionria atribuda a jovem investigadora da Universidade de Aveiro

16 June 2013
 A investigadora Mara Freire, da Universidade de Aveiro, acaba de vencer uma das bolsas atribudas pelo Conselho Europeu de Investigao, as maiores ao nvel europeu.

PATh Press Article Investigadores da UA descobrem nova classe de lquidos inicos

29 May 2013
 Descoberta uma nova classe de lquidos inicos com origem em derivados do cido mandlico e com toxicidade baixa foi, recentemente, descoberta por uma equipa de investigao da Universidade de Aveiro (UA).

PATh Press Article Produo de biodiesel a partir de recursos naturais de Timor

11 May 2013

PATh Press Article Prmio EFCE e modelo termodinmico para produo de biodiesel

10 September 2011

PATh Press Article Controlo Anti-doping com Liquidos Inicos

07 May 2011

PATh Press Article Comunicao na rea da Engenharia de Bioprocessos d prmio UA

27 September 2007
 Trabalho distinguido feito em colaborao com a Universidade Federal do Rio de Janeiro

A Process Systems Enterprise Ltd. (PSE) acaba de premiar a comunicao Characterization of an Extracellular Lipase Form Yarrowia lipolytica, resultado de um trabalho coordenado por Joo Coutinho, do Departamento de Qumica da Universidade de Aveiro, e Alice Coelho, do Departamento de Engenharia Bioqumica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com co-autoria de A. Brgida, P. Amaral e L. Gonlves, deste establecimento universitrio brasileiro. A distino teve lugar no 6 Congresso Europeu de Engenharia Qumica, realizado nos dias 16 a 21 de Setembro, em Copenhaga.

PATh Press Article Para que servem os PLAs

13 May 2006
 Esta semana o Eureka foi descobrir para que servem os PLA's, os polmeros de cido lcteo, um material biodegradvel que pode ser um substituto dos produtos feitos base de petrleo.

PATh Press Article Os substitutos do Sangue

08 April 2006

PATh Press Article Biodisel

18 March 2006
 At 2010 o gasleo vai incorporar 5 por cento de biodisel. Uma equipa de investigadores do departamento de qumica est a desenvolver mtodos de caracterizao das gorduras naturais, a matria 100 por cento natural usada para produzir biodisel.

PATh Press Article Profisso cientistas: Retratos de uma gerao em trnsito

PATh Press Article Um mergulho no mar

4 March 2006
 Esta semana o Eureka d um mergulho no mar. Fomos conhecer os problemas associados ao transporte de petrleo desde as plataformas at terra firme e apresentamos ainda um microorganismo que pode ser usado como detergente em situaes de mar-negra.

Manda o esprito cientfico que se mantenha a mente aberta, mas no tanto que o crebro tombe pela abertura.

19 December 2005

PATh Press Article Joo Coutinho e a termodinmica dos petrleos

18 November 2005
 A Seleco de Esperanas mostra, desta vez, o trabalho de Joo Coutinho, um qumico da Universidade de Aveiro que trabalha na termodinmica dos petrleos.

Cincia Hoje: Seleco de Esperanas

11 November 2005

INVESTIGAO: procura de sangue artificial

04 December 2002