Sexta, 11 de Novembro de 2005
Director: Jorge Massada
Edição permanente

''Selecção de Esperanças'' joga na TSF

Jovens cientistas na base de um programa que começa amanhã

:: 2005-11-10

“Selecção de Esperanças” é o novo programa de ciência que a TSF emite, a partir de amanhã, 11 de Novembro, a seguir ao noticiário da uma da tarde. Sempre às sextas-feiras, durante 14 semanas. Catorze são também os cientistas retratados nas entrevistas conduzidas por José Milheiro, o jornalista responsável pelo programa. As histórias à volta das suas investigações são, porém, inúmeras. Ou não fosse o mundo da ciência uma fascinante e permanente descoberta, envolvida em peripécias, rotinas, frustrações e gritos de alegria perante uma experiência bem sucedida.

Esta é uma parceria da TSF com a Associação Viver a Ciência, que, no âmbito do programa “Researchers in Europe”, seleccionou uma amostra dos mais promissores jovens cientistas portugueses, a trabalhar em Portugal ou no estrangeiro. Esse trabalho terá também expressão impressa, sob a forma de um pequeno livro intitulado “Profissão: Cientista/Retratos de uma geração em trânsito”, a distribuir gratuitamente dia 27 de Novembro.

Uma selecção de excelência

Sendo duas linguagens diferentes  — rádio e livro —  com tratamento comunicacional próprio, “Selecção de Esperanças” e “Profissão: Cientista” partilham os mesmos protagonistas.

“Decidimos mostrar um conjunto de descobertas científicas recentes, feitas por cientistas portugueses, abrangendo áreas como as Ciências da Vida, a Química, a Física e a Matemática. Deparámo-nos com casos em que esta classificação foi difícil de aplicar porque a ciência moderna é cada vez mais multidisciplinar, e a arte do cientista está, muitas vezes, em ligar dois ramos do saber até então separados”, explicam Joana Barros  e Margarida Trindade, que coordenaram “Profissão: Cientista”.

“Quisemos também escolher cientistas em início de carreira – até aos 40 anos – procurando um equilíbrio de perfis, alternando entre o jovem cientista promissor e o líder de grupo embrenhado na aventura de ter a sua própria equipa de investigação. Procurámos casos de cientistas que decidiram voltar a Portugal, após longos períodos no estrangeiro. E também histórias de cientistas que nunca sentiram a necessidade de sair, mas que nem por isso deixaram de estar em contacto com o que se faz de melhor nas suas áreas no estrangeiro. E casos de cientistas que nunca irão voltar. Porque estes são os dilemas de todos aqueles que, movidos pelo desejo de fazer boa ciência, acabam por ter de se confrontar”, referem as duas divulgadoras, que foram, até à pouco, cientistas profissionais.

Projecto co-financiado pelo POSI   Ciência Viva   Pfizer patrocina o Ciência Hoje   A Câmara Municipal de Matosinhos patrocina o Ciência Hoje   A Universidade do Porto patrocina o Ciência Hoje