>
Mara Freire, Investigadora Coordenadora do Departamento de Química (DQ) e do Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO) da Universidade de Aveiro (UA), foi galardoada com a medalha Vicente Seabra, numa cerimónia que decorreu durante o XXVI Encontro da Sociedade Portuguesa de Química, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto de 24 a 26 de julho de 2019.
Liliana Silva conquistou o prémio de melhor póster no III Congresso Internacional de Engenharia Química. Durante o encontro, a estudante de Doutoramento em Engenharia Química da Universidade de Aveiro (UA) apresentou uma gama de solventes industriais mais baratos e amigos do ambiente.
A cientista da UA Mónia Martins conquistou o prémio europeu da Federação Europeia de Engenharia Química (EFCE) para a melhor tese de doutoramento na área de Termodinâmica e Propriedades de Transporte. O trabalho sobre novos processos de separação de terpenos - compostos naturais usados há milénios, por exemplo, em cosméticos, farmacêuticos ou perfumes – valeu à investigadora do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro e do Laboratório Associado LSRE umas das mais importantes distinções na área da Engenharia Química.
Três Jovens da Universidade de Aveiro estão a desenvolver um substituto da vacina, muito mais fácil de tomar.
Uma tecnologia sustentável e de maior eficácia na extração de anticorpos da gema de ovo para o combate a infeções bacterianas resistentes, proposta por investigadores da Universidade de Aveiro (UA), venceu o concurso Born fom Knowledge, na categoria Saúde.
Ana Cláudio, Emanuelle Faria, Armando Silvestre, Mara Freire e equipa da TU Wien desenvolvem método com elevado potencial de aplicação industrial.
Uma equipa de investigadores do Departamento de Química (DQ) e do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que os sistemas aquosos bifásicos podem ser utilizados como uma plataforma integrada de reação-separação, recorrendo à sua termorreversibilidade. O trabalho promete ser uma mais-valia no desenvolvimento de processos integrados mais sustentáveis.
A ciencia e a inovação na Antena 1 num programa da Universidade de Aveiro.
A investigadora Mara Freire, da Universidade de Aveiro, acaba de vencer uma das bolsas atribuídas pelo Conselho Europeu de Investigação, as maiores ao nível europeu.
Descoberta uma nova classe de líquidos iónicos com origem em derivados do ácido mandélico e com toxicidade baixa foi, recentemente, descoberta por uma equipa de investigação da Universidade de Aveiro (UA).
Trabalho distinguido feito em colaboração com a Universidade Federal do Rio de JaneiroA Process Systems Enterprise Ltd. (PSE) acaba de premiar a comunicação «Characterization of an Extracellular Lipase Form Yarrowia lipolytica», resultado de um trabalho coordenado por João Coutinho, do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, e Alice Coelho, do Departamento de Engenharia Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com co-autoria de A. Brígida, P. Amaral e L. Gonçãlves, deste establecimento universitário brasileiro. A distinção teve lugar no 6º Congresso Europeu de Engenharia Química, realizado nos dias 16 a 21 de Setembro, em Copenhaga.
Esta semana o Eureka foi descobrir para que servem os PLA's, os polímeros de Ácido lácteo, um material biodegradável que pode ser um substituto dos produtos feitos à base de petróleo.
Até 2010 o gasóleo vai incorporar 5 por cento de biodisel. Uma equipa de investigadores do departamento de química está a desenvolver métodos de caracterização das gorduras naturais, a matéria 100 por cento natural usada para produzir biodisel.
Esta semana o Eureka dá um mergulho no mar. Fomos conhecer os problemas associados ao transporte de petróleo desde as plataformas até terra firme e apresentamos ainda um microorganismo que pode ser usado como detergente em situações de maré-negra.
A Selecção de Esperançãas mostra, desta vez, o trabalho de João Coutinho, um químico da Universidade de Aveiro que trabalha na termodinâmica dos petróleos.